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sábado, 28 de julho de 2012

Pressão Vasão Atomização

        Pintura automotiva está ligada intimamente as leis da física e da química e por isso seu processo não deve ser negligenciado, a padronização do serviço é importante para a produtividade e para o consumo, segurança e meio ambiente já que estamos lidando com produtos químicos.

        Um profissional que não disponibiliza de ferramentas adequadas e não sabe regular a mesma, uma pistola de pintura inadequada e desregulada pode gastar até o dobro de produtos se comparado a outra adequada e regulada.

     Existem tipos de ferramentas especificas para cada tipo de reparação, pistola para serviços grandes são mais apropriadas para materiais mais viscosos e terá a vasão maior por ter que trabalhar com tinta P.U, sintético e outras, e para serviços de médio porte como veículos de passeio já trabalha com materiais menos viscosos, assim como pistolas para retoques, primer e outras finalidades bastante variadas, o que diferencia é a atomização, a vasão e a pressão, já durabilidade do equipamento é determinada pelos materiais empregados na sua construção e o manuseio.

                         
                                              Fatores que influenciam no resultado

1. Pressão de ar de Atomização:
A tinta é misturada com ar de forma que quanto maior a pressão do ar, maior a pulverização, nebulização ou atomização da tinta. Geralmente trabalha-se com 28 lbf/pol2 ,nas montadoras  45 lbf/pol2  nas oficinas, e com valores intermediários nas indústrias em geral.
Situações de variação na pressão (para a mesma vazão de tinta):
Maior
(mais ar)
Secagem mais rápida, pintura seca
Aspecto mais claro (metálicos)
Aspecto mais "magro"
maior perda
menor
(menos ar)
secagem mais lenta, pintura molhada
aspecto mais escuro (metálicos)
aspecto mais "carregado"
escorrimento
Obs.: No sistema de sucção (caneca), quanto maior a pressão do ar, maior o consumo de tinta (vazão), já que a tinta é "arrastada" ou "puxada".
Lbf/pol2(libra por polegada quadrada)
 

                                                     Vazão de tinta:

É o consumo de tinta em unidades de volume por tempo, que varia de 50 a 1200 ml/min dependendo do bico de fluido empregado, ou seja, de suas dimensões, que estão entre 0,1 a 0,3 cm  no sistema de sucção e 0,05 a 0,2 cm no sistema de pressão .
Situações de variação na vazão (para a mesma pressão de pulverização):
Maior
(mais tinta)
secagem mais lenta, pintura molhada
aspecto mais escuro (metálicos)
aspecto mais "carregado"
escorrimento
Menor
(menos tinta)
Secagem mais rápida, pintura seca
Aspecto mais claro (metálicos)
No sistema de sucção (caneca) a situação é inversa, já que quanto maior a vazão, maior a pressão do ar, e portanto maior a nebulização (mistura mais rica em ar).
O Gráfico 1 ilustra o comportamento típico para o sistema de sucção. A vazão aumenta com a pressão até atingir um máximo de 350-400 ml/min por volta de 70-80 psi, e a partir daí passa a diminuir. É interessante notar que encontraremos vários pares de pontos com a mesma vazão mas para pressões diferentes (uma acima de 80 psi e outra abaixo). Nestes casos o consumo de ar será diferente causando resultados diferentes no acabamento de metálicos/perolizados.
Caso se feche a válvula de ajuste de vazão, teremos curvas semelhantes e abaixo da ilustrada. As diferenças serão pequenas para aberturas entre 2 e 5 voltas, mas as vazões cairão cerca de 50% para 1 volta de abertura da válvula de ajuste de vazão.

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