Pintura automotiva está ligada intimamente as leis da física e da química e por isso seu processo não deve ser negligenciado, a padronização do serviço é importante para a produtividade e para o consumo, segurança e meio ambiente já que estamos lidando com produtos químicos.
Um profissional que não disponibiliza de ferramentas adequadas e não sabe regular a mesma, uma pistola de pintura inadequada e desregulada pode gastar até o dobro de produtos se comparado a outra adequada e regulada.
Existem tipos de ferramentas especificas para cada tipo de reparação, pistola para serviços grandes são mais apropriadas para materiais mais viscosos e terá a vasão maior por ter que trabalhar com tinta P.U, sintético e outras, e para serviços de médio porte como veículos de passeio já trabalha com materiais menos viscosos, assim como pistolas para retoques, primer e outras finalidades bastante variadas, o que diferencia é a atomização, a vasão e a pressão, já durabilidade do equipamento é determinada pelos materiais empregados na sua construção e o manuseio.
Fatores que influenciam no resultado
A tinta é misturada com ar de forma que quanto maior a pressão do ar, maior a pulverização, nebulização ou atomização da tinta. Geralmente trabalha-se com 28 lbf/pol2 ,nas montadoras 45 lbf/pol2 nas oficinas, e com valores intermediários nas indústrias em geral.
Situações de variação na pressão (para a mesma vazão de tinta):
Maior
(mais ar)
|
Secagem mais rápida, pintura seca
Aspecto mais claro (metálicos)
Aspecto mais "magro"
maior perda
|
menor
(menos ar)
|
secagem mais lenta, pintura molhada
aspecto mais escuro (metálicos)
aspecto mais "carregado"
escorrimento
|
Lbf/pol2(libra por polegada quadrada)
Vazão de tinta:
É o consumo de tinta em unidades de volume por tempo, que varia deSituações de variação na vazão (para a mesma pressão de pulverização):
Maior
(mais tinta)
|
secagem mais lenta, pintura molhada
aspecto mais escuro (metálicos)
aspecto mais "carregado"
escorrimento
|
Menor
(menos tinta)
|
Secagem mais rápida, pintura seca
Aspecto mais claro (metálicos)
|
O Gráfico 1 ilustra o comportamento típico para o sistema de sucção. A vazão aumenta com a pressão até atingir um máximo de 350-400 ml/min por volta de 70-80 psi, e a partir daí passa a diminuir. É interessante notar que encontraremos vários pares de pontos com a mesma vazão mas para pressões diferentes (uma acima de 80 psi e outra abaixo). Nestes casos o consumo de ar será diferente causando resultados diferentes no acabamento de metálicos/perolizados.
Caso se feche a válvula de ajuste de vazão, teremos curvas semelhantes e abaixo da ilustrada. As diferenças serão pequenas para aberturas entre 2 e 5 voltas, mas as vazões cairão cerca de 50% para 1 volta de abertura da válvula de ajuste de vazão.